Avançar para o conteúdo principal

Licor das Velhas Solteironas


Quando aparecerem os primeiros frutos inicia-se o preparo deste licor.
Num frasco de boca larga, coloque 100 gr. de morangos, lavados e enxutos. Cubra com 100 gr. de açúcar e aguardente branca.

 Nos 3 a 4 meses seguidos, vá acrescentando no frasco 100gr de fruta da época e cubra com 100 gr de açucar (usei açucar amarelo) e aguardente caseira.

O ultimo fruto adicionar deverá ser a uva.

Lista de frutos:
100 gr de morangos
100 gr de alperces
100 gr de cerejas
100 gr. de pêssegos
100 gr. de framboesas
100 gr de ameixas
100 gr de amoras
100 grs de uvas


Ao fim de 7 meses, do frasco estar bem fechado e guardado em local escuro, coei o liquido e levei ao lume, ferveu 10 minutos, para ficar no ponto.

O resultado final é um licor bem aromático e exótico.

Comentários

  1. leva a aguardente ao lume? ´nunca fiz este licor, mas nos que faço, costumo fazer ponto de açúcar com água e depois de arrefecer junto a aguardente que esteve em infusão com o fruto. A minha dúvida é se a aguardente ao ir ao lume evaporar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, este licor é diferente pois vai acrescentando o açúcar aos frutos/aguardente, durante os meses . . . , sim, levo a aguardente/açúcar ao lume, (os frutos não, mas com varinha magica triturei os frutos e só depois coei a aguardente levei ao lume) , tem de vigiar pois a aguardente vai evaporar e quando "engrossar" no ponto de licor, está pronto. Coloca em garrafas.
      (Dica: Para ver o ponto licor, coloco num prato de vez em quando uma porção/gotas do preparado ...ao lume, deixo arrefecer e com textura dos dedos vou vendo se fica como licor.)

      Eliminar
    2. obrigada, vou hoje juntar o meu 2.º fruto, os alperces. Como sou um bocado inexperiente nestas andanças (de blogues), e hoje voltei aqui por acaso e só agora vi a sua resposta, como e o que faço para saber e acerder aos blogues que já aceitei e nunca mais os vejo, devo ter que fazer alguma coisa que ainda não percebi. Será que me pode ajudar? Sou uma curiosa destas coisas, esperiências (licores, doces, crochet). De há 1 ano para cá que já fiz diversos licores e não me tenho saído mal. Bjinhos

      Eliminar
    3. Olá, para seguir e ver os blogs que segue, 1º tem de abrir um blog com post.. no cimo lado dto. clica em Design, de seguida em esquemas, depois em Adicionar uma miniaplicação e vai aparecer varias .... seguidores ... é só adicionar guardar e pronto! Já vai seguir e poder ser seguida.
      Bjinhos

      Obrg. pela visita.

      Eliminar
  2. ola, só hoje voltei aqui para "roubar" a receita, pois estou a fazer o licor. Mas...não percebi uma coisa da ajuda que me deu: Para seguir tenho que ter um blogue? Não é o que pretendo, quero apenas ir vendo ora aqui, ora ali...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda, sempre!
      Pode seguir, tem de ter conta e isso já tem ou subscreva e receba por email (lado drt. cimo) as minhas actualizações.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Ola, quase que desisti...depois de esperar o tempo necessário, fiz o resto dos passos (triturei tudo e ficou muito grosso. Impossivel ou quase de coar de maneira a ficar liquido). Acabei por decidir fazer um ponto de açúcar (ficou muito doce, claro), mas mesmo assim, está a ser muito dificil de coar (neste momento tenho tres garrafas com o liquido a cair pingue-pingue... bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desistir? nunca! ... é uma questão de prática, volte a colocar no lume, e junte metade da quantidade em aguardente e deixe ferver só para misturar, se não coou pode fazer antes de iniciar fervura, sempre estará mais liquido e vai ficar mas cremoso.


      Sim, tenho 3 blogs, como frequentei curso de informática, pediram para fazer novos blogs, assim modifiquei nomes e separei trabalhos.

      Para receber notificações sempre, que coloco artigos, basta inscrever email na lateral.

      Um santo Natal !

      Bjs.

      Eliminar

Enviar um comentário