Avançar para o conteúdo principal

Folar de Erva-Doce e Canela






20 g de fermento de padeiro/levedura
250 g de farinha de trigo
50 ml de leite morno
50 g de açúcar
40 g de manteiga magra
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de erva-doce em pó
20 ml de aguardente
1 ovo
1 pitadinha de sal
1 ovo cozido + casca de cebola q.b. (para dar cor ao ovo)
1 gema de ovo batida + um pouco de leite (para pincelar)

Num recipiente pequeno coloque o leite morno, adicione o fermento e espere que se dissolva. Em seguida junte 50g de farinha a este preparado e mexa até formar uma massa que se solte da tigela e das mãos, se for necessário adicione mais um pouco da farinha (mas não aumente a quantidade de farinha mencionada na receita).
Num recipiente largo, coloque a restante farinha e faça um buraco no centro, coloque aí a massa do fermento. Ao redor desta coloque o açúcar, a manteiga cortada em cubinhos, a canela, a erva doce, a aguardente e o ovo levemente batido com a pitada de sal.
Amasse tudo muito bem até que a massa se despegue do recipiente. Amasse trazendo a massa para o centro e pressionando-a com a mão fechada, esta estará pronta quando se apresentar muito elástica e formar algumas bolhas ao amassa-la (se for necessário junte mais um pouco de farinha).
Passe uma taça por água a quente e limpe-a muito bem, coloque lá dentro a massa, polvilhe-a com farinha, tape e coloque num local morno (eu coloquei dentro do microondas fechado e desligado). Deixe levedar até duplicar de volume (cerca de duas horas).
Coza o ovo com a casca de cebola, isto fará com que a sua casca fique mais escura, ligeiramente acastanhada. Reserve.
Retire um pouco de massa para a decoração e com a que restar forme uma bola como se faz com o pão, alise-a bem e achate-a um pouco. No entro do folar, faça uma covinha e coloque o ovo cozido deitado, faça de modo a que fique bem preso na massa. Com a massa que reservou faça 2 rolinhos fininhos e compridos que deve colocar, em forma de cruz, sobre o ovo e presos por baixo da base do folar (não os coloque muito justos ou irão marcar o folar quando este crescer no forno). Pincele todo ele com o ovo batido com um pouco de leite.
Leve ao forno quente a 200ºC durante cerca de 30 minutos. Sendo que, ao fim de 10 minutos de cozedura, deve cobrir o folar com folha de alumínio para não queimar, a 5 minutos do final, retire o tabuleiro do forno e pincele o folar com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Leve de novo ao forno para acabar de cozer, se for necessário coloque de novo a folha de alumínio.


Fonte: AQUI

Comentários

Mais vista:

Tutorial como fazer capa de livro

Resultado:

1º - Cortar o pano no tamanho do livro, deixando margens com cerca de 2 cm no cimo e em baixo, para meter a capa dentro, deixar cerca de 5 cm, de cada lado.
Começar por fazer, uma beira a todo o lado com cerca de 1 cm, (na foto abaixo, já tem a beira a toda a volta):


2º -No ponto (1º e 2º) do cimo e de baixo, virar para dentro até ás extremidades do livro, vai ficar no interior, costurado no próprio tecido, só no fim de costurado virar os pontos (3º e 4º) dos lado para dentro e só cozer ao cimo e em baixo.  Conforme fotografias:






3º Conforme a 1ª foto, enfia-se a aba do livro, levanta-se as folhas todas do livro na vertical  e vira-se a outra aba, conforme o restante pano de sobra, marca-se com um alfinete. Costurar conforme se procedeu na outra aba.


4º Enfiar ambas as abas no livro e ver, se está na medida, arrematar as linhas.
5º Retirar a capa do livro para cozer o botão , fazer o cordão de croché e bordar.

Esquema do bordado:



Esquema do segundo bordado:




Esquema da cruz…

DOCE DE DIOSPIRO

Que fazer com tantos dióspiros ou caquis? Solução: fiz doce

Ingredientes:

1 kg de diospiros
1 kg açucar
1 pau de canela

Preparação:

Lavei os diospiros e com uma faca retirei as peles e os pés.
Verti numa taça a polpa e triturei com a varinha mágica até ficar delido. Em seguida, coloquei o pau de canela e o açucar num tacho com 1 dl de água, levei ao lume até fazer ponto médio. Verti o dióspiro, na panela, mexi sempre até ficar mais espesso o doce. Verti em frascos esterilizados; como esterilizar frascos? Clicar Aqui Ficou uma delícia!

Pão Doce (Receita Original – Do norte de Portugal)

1 kg farinha 12 ovos = 11 gemas + 1 ovo inteiro 150 gr manteiga 100 g fermento de padeiro 250 dl. De água 300 gr açúcar Pau de canela q.b. Casca de limão q.b. Casca de laranja q.b. Banha de porco (1 colher de sopa) Vinho do porto e sal q.b.
Ferve-se a agua ( um pouquinho acima da medida para ficar com o aroma das cascas) com o pau de canela, casca de limão e casca de laranja, depois de estar bem cozido, retira-se do lume, mete-se a medida certa para outro tacho (Só a agua).  Em seguida adiciona-se o sal, o açúcar, a banha, o vinho do porto e um pouco de sumo de laranja e a manteiga, deixar ferver até derreter as gorduras. Apaga-se o lume e reserva-se a calda.



Amassa-se o fermento num pouco de farinha e deixa-se levedar, enquanto isso batem-se os ovos, mais ou menos 20 minutos (até ficar o dobro e quase brancas).


Amassa-se a restante farinha com o fermento, junta-se a calda morna e amassa-se bem, por fim junta-se os ovos e amassa-se até a massa ficar macia e não colar aos dedos (se fo…